Facebook Twitter Linkedin
Acreditar é preciso?
10 NOV

Acreditar é preciso?

Violência, injustiça, preconceito, falta de amor. De ante de tantas mazelas da sociedade, nosso inconsciente automaticamente nos questiona, nos desperta, nos desafia. Acreditar em quê? Acreditar pra quê? Muitas vezes os nossos pensamentos e reações não expressam os nossos verdadeiros desejos, nos impondo uma realidade cheia de limitações e fracassos.

A humanidade, constantemente, passa por mazelas e por aflições. Basta estudarmos um pouco de história. Podemos identificar em qualquer um dos períodos históricos, conflitos, guerras, divergências de pensamentos, pragas, epidemias e sentimentos individualistas que destruíram nações e reinos inteiros.

Diante de tais cenários de destruição, misérias e batalhas pessoais e coletivas podemos compreender, um pouco, de Jesus em suas declarações e condutas. Em uma delas, ele afirma que não veio trazer paz a terra, mas, sim, espada (Mateus 10:34), empenhando-se em separar homens que estão na prática do pecado, da santidade de Deus. A paz neste contexto refere-se à esfera do mau presente no mundo, exemplificada pela presença de lutas naturais diante do comodismo e do ócio humano.

Não se refere à paz de espírito, pois nesse sentido, temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 5:1). Abrindo um parêntese, no livro de Efésios (Efésios 6:17), espada é descrita como arma do Espírito, que é a Palavra de Deus. É fantástico pensar que afirmações como a de que o reino dos céus é tomado por esforço (Mateus 11:12) encontram alicerces e estratégias espirituais para sua concretização.

Se não fosse necessário travar uma batalha, esforçando-se e apoderando-se do reino, Jesus não traria espada a terra e Deus não revelaria a Paulo a necessidade do revestimento de Sua armadura (Efésios 6:10-20) para resistir os dias maus e permanecer inabalável até o fim.

Seria, então, utopia pregar que as lutas simplesmente irão desaparecer de nossa sociedade um dia ou que aqueles que estão debaixo da mão poderosa de Deus estão livres de tais lutas, uma vez que, Jesus no Sermão do Monte diz que o Pai faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos (Mateus 5:44b).

Muito mais que utopia, seria heresia. Jesus declara aberta e claramente que o homem, na sua passagem terrena, passará por aflições, por problemas e por momentos adversos. Na sua caminhada, o Mestre passou por situações similares e adquiriu autenticidade sobre sua declaração que, na continuação, nos encoraja a termos bom ânimo diante das aflições do mundo, pela Sua vitória na Cruz (João 16:33).

Se alguém, em toda a história humana passada, presente ou futura, têm direito e motivos suficientes para desacreditar em algo, esse alguém é Jesus, o Deus em forma humana que, viveu como homem, sofreu como homem e morreu como homem e Deus, acreditando no plano de salvação da humanidade e tendo a absoluta certeza da redenção do homem.

Acreditar que as oposições e perseguições são portas ao invés de paredes, o ajudará na busca das promessas e dos sonhos de Deus. Acreditar que mesmo em meio às batalhas da vida, podemos trazer a uma sociedade perdida e cega, a luz e a esperança que há em Cristo Jesus, é de vital importância para cumprirmos os propósitos de Deus.

De igual forma, é importante crer que Jesus é a própria luz de Deus. Podemos verificar uma de suas manifestações na Sua volta à Galiléia em direção a Cafarnaum, depois da prisão de João Batista. A Bíblia relata que o povo que vivia na região e sombra da morte viu grande luz (Mateus 4:16). A situação das pessoas é descrita como trevas, sem iluminação espiritual, vivendo a triste expectativa e prelúdio da morte.

Os desafios da vida estão aí! Você precisará travar uma batalha para vencê-los. Então comece acreditando que é possível. Você não pode ter uma vida positiva com uma mente negativa. Fique atento no que você anda pensando, pois, como você imagina em sua alma influência o que você se torna (Provérbios 23:7). Falaremos mais sobre o assunto à frente e lembre-se: O segredo está em acreditar! “Tudo é possível ao que crer.” (Marcos 9:23b)

Deus te abençoe!